Publicações
Artigos completos publicados em periódicos
TILIO, Rogério. (Re)interpretando e implementando criticamente a pedagogia dos multiletramentos. Linguagem em foco, v. 13, p. 33-42, 2021. |
TILIO, R.; SAMPAIO, T. M.; MARTINS, G. L. Critical literacy and social agency. Revista da ANPOLL, v. 52, p. 90-120, 2021. |
MARTINS, G. L.; SAMPAIO, T. M.; TILIO, R. Projetos Temáticos de Multiletramentos Críticos: olhares sobre um instrumento pedagógico concebido à luz do letramento sociointeracional crítico em um projeto de extensão. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 2, p. 2, 2021. |
TILIO, Rogério; LOBO, Valdiney Costa. Transmedia pedagogical material for Spanish teaching in Brazil: voices from latin american peripheries. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 59, p. 78-98, 2020. |
TILIO, Rogério. A construção das identidades indisciplinares de um linguista aplicado: uma reflexão autoetnográfica. Revista Indisciplina em Linguística Aplicada, v. 1, p. 1-22, 2020. |
TILIO, R. C.; SCHLUDE, V. R. Multiletramentos críticos: revivendo a construção de sentidos à luz da concepção bakhtiniana de linguagem. The ESPecialist, v. 41, p. 5-5, 2020. |
SCHLUDE, V.; NOVAIS, L.; TILIO, R. C. Entre teoria e prática: uma perspectiva socioideológica atrelada a uma pedagogia orientada por letramentos para o ensino de línguas. Revista Educação e Linguagens, v. 9, p. 192-222, 2020. |
TILIO, Rogério Casanovas. 30 anos da ALAB: 30 anos de Linguística Aplicada e ensino de línguas no Brasil. Raído (online), v. 14, p. 17-36, 2020. |
TILIO, R.; RAJAGOPALAN, K. . Entrevista com Kanavillil Rajagopalan. Policromias, v. 3, p. 177-183, 2018. (Acessar PDF.) |
COSTA, P. H. S.; TILIO, R. A study of processes in the activities headings from an English coursebook: a systemic-functional perspective of teaching and learning practices. Signótica, v. 29, n.2, 2017. p. 455-481. (Acessar PDF.) |
COSTA, P. H. S.; TILIO, R. Uma análise dos processos presentes em enunciados de um livro didático de inglês: uma perspectiva sistêmico-funcional de práticas de ensino e aprendizagem. Signótica, v. 29, n.2, 2017. p. 431-454. (Acessar PDF.) |
TILIO, R.; MULICO, L. V. Um olhar sobre a emergência da Linguística Aplicada contemporânea na perspectiva dos sistemas complexos. Alfa: Revista de Linguística Unesp, v.60, n.3, 2016, p. 455-474. (Acessar PDF.) |
TILIO, R.; MULICO, L. V. A look upon the emergency of contemporary Applied Linguistics through Complex Systems perspective. Alfa: Revista de Linguística Unesp, v.60, n.3, 2016, p. 463-482. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Língua estrangeira moderna na escola pública: possibilidades e desafios. Educação & Realidade, v.39, n.3, 2014. p. 925-944. (Acessar PDF.) |
TILIO, R.; LOBO, V. C. . A identidade do adolescente consumidor nas tiras do Gaturro. Revista Signótica, v. 26, p. 416-436, 2014. (Acessar PDF.) |
SILVA, T. M.; TILIO, R. A gramática no livro didático de inglês: reflexões no projeto PIBID. Pesquisas em Discurso Pedagógico, 2014, número especial. (Acessar PDF.) |
RODRIGUES, R. A.; TILIO, Rogério . O material didático digital para o ensino de inglês e a promoção de multiletramentos. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. Especial, p. 1, 2014. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Atividades de leitura em livros didáticos de inglês: PCN, letramento crítico e o panorama atual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.12, n.4, 2012. p. 997-1024. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. A representação do mundo no livro didático de inglês como língua estrangeira: uma abordagem sócio-discursiva. The Especialist (PUC/SP), v.31, n.2, p. 167 – 192, 2010. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Gênero e sexualidade em livros didáticos de inglês: ainda tabus? Cadernos de Letras (UFRJ). v.26, p.48 – 61, 2010. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Revisitando a Análise Crítica do Discurso: um instrumental teórico-metodológico. E-scrita. v.1, p.86 – 102, 2010. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. As dimensões da linguagem em livro didáticos de inglês para o Ensino Fundamental I. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP). v.48, n.2, p.295-315, 2009. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. O local, o global e o ensino de língua estrangeira na pós-modernidade. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VIII, p.15 – 29, 2009. (Acessar pdf.) |
TILIO, R. Reflexões acerca do conceito de cultura. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VII, p.35 – 46, 2009. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Reflexões acerca do conceito de identidade. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VIII, p.109 – 119, 2009. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Discurso e linguagem: uma perspectiva social. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VII, p.99 – 123, 2008. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. O discurso do livro didático: uma análise à luz dos PCNs. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VI, p.77 – 101, 2008. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VII, p.117 – 144, 2008. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Reflexões sobre o ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VII, p.118 – 143, 2008. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. A evolução da teoria da relatividade lingüística e a interface língua-cultura no ensino de línguas estrangeiras. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades. v.VI, p.105 – 124, 2007. (Acessar PDF.) |
TILIO, R. Diferentes perspectivas em análise do discurso. Revista de Letras do Instituto de Humanidades da Unigranrio. v.2, p.97 – 106, 2005. |
TILIO, R. A Análise Crítica do Discurso e o uso de livros didáticos. Revista de Letras do Instituto de Humanidades da Unigranrio. v.1, p.73 – 84, 2003. Este volume foi publicado com o ISBN 85-88943-04-2 |
TILIO, R. O estudo de interrupções nas conversas em livros didáticos de inglês: a questão da autenticidade. Pesquisas em Discurso Pedagógico. v.2, p.91 – 102, 2003. |
TILIO, R. Utilizando um livro didático: a análise crítica do discurso e a formação profissional do professor. Pesquisas em Discurso Pedagógico. v.1, p.68 – 89, 2002. |
Capítulos de livros publicados
TILIO, R. C.; SZUNDY, P. T. C. Criticidade como prática de resistência: intersecções entre os estudos de Letramentos e a LA indisciplinar. In: TANZI NETO, A. (Org.). Linguística Aplicada de Resistência: transgressões, discursos e política. Campinas: Pontes Editores, 2021. p. 47-70.
TILIO, R. Experiências de aprendizagem e ensino de um professor crítico. In: ANJOS, F. (Org.) Língua inglesa em foco: experiências de aprendizagem e ensino. Cruz das Almas: UFRB, 2020. p. 167-177.
TILIO, R. A Base Nacional Comum Curricular e o contexto brasileiro. Prefácio. In: GERHARDT, Ana Flávia Lopes Magela; AMORIM, Marcel Alvaro de (Orgs.) A BNCC e o ensino de línguas e literaturas. Campinas: Pontes Editores, 2019.
TILIO, R. Uma pedagogia de letramento sociointeracional crítico como proposta para o ensino de línguas na contemporaneidade por meio de uma abordagem temática. In: FINARDI, Kyria; SCHERRE, Marta; VIDON, Luciano. (Org.). Língua, discurso e política: desafios contemporâneos. Campinas: Pontes, 2019, p. 187-210.
TILIO, R. Transitando e transpondo (n)o conceito de “crítico”: reflexões para uma Linguística Aplicada transgressiva e indisciplinar. In: FINARDI, Kyria Rebeca; TILIO, Rogério; BORGES, Vládia; DELLAGNELO, Adriana; RAMOS FILHO, Etelvo. (Org.). Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019, p. 21-32.
TILIO, R. O livro didático de inglês no Brasil: uma experiência de autoria no Programa Nacional do Livro Didático. In: SZUNDY, Paula Tatianne Carréra; TILIO, Rogério; MELO, Glenda Cristina Valim de (Orgs.). Inovações e desafios epistemológicos em linguística aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes, 2019, p. 335-380.
TILIO, R. Cultura(s), identidade(s) e ensino de línguas na contemporaneidade. In: Tilio, Rogério; Santos, Marcelo; Barros, Jaqueline (Orgs.). (Org.). Questões identitárias no ensino de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2019, p. 15-50.
TILIO, R.; BARROS, J. S. ; ALMEIDA, J. A. . Reflexões sobre identidades sociais de classe em um livro didático de inglês como língua estrangeira. In: Finardi, Kyria Rebeca. / Scherre, Maria Marta Pereira; Tesch, Leila Maria; Carvalho, Hebe Macedo. (Org.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação. Campinas: Pontes, 2019, p. 297-310.
TILIO, R.; COSTA, P. H. S. ; MONTEIRO, M. N. ; TEIXEIRA, F. A. . Investigando práticas de letramento sociointeracional crítico em materiais didáticos para o ensino de línguas adicionais em diferentes contextos educacionais. In: FINARDI, Kyria Rebeca; SCHERRE, Maria Marta Pereir; TESCH, Leila Maria; CARVALHO, Hebe Macedo.. (Org.). A diversidade de fazeres em torno da linguagem: universidades, faculdades e educação básica em ação. Campinas: Pontes, 2019, p. 329-342.
TILIO, R. O livro didático contemporâneo: apresentação de uma proposta. In: MACIEL, R.; TILIO, R.; JESUS, D.; BARROS, A.. (Org.). Linguística aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 261-297.
TILIO, R. O CLAC-INGLÊS na UFRJ: apresentação de um projeto de formação inicial de professores. In: TILIO, Rogério; BEATO-CANATO, Ana Paula. (Org.). Formação inicial de professores de línguas: experiências em um projeto de extensão universitária. Campinas: Pontes Editores, 2018, p. 33-48.
TILIO, R. The contemporary coursebook: introducing a new proposal. In: TILIO, R.; FERREIRA, A. J. (Orgs.) Innovations and challenges in language teaching and materials development. Campinas: Pontes, 2017. p. 59-92.
TILIO, R. Ensino crítico de língua: afinal, o que é ensinar criticamente? In: JESUS, D. M.; ZOLIN-VESZ, F.; CARBONIERI, D. (Orgs.) Perspectivas críticas no ensino de línguas: novos sentidos para a escola. Campinas: Pontes, 2017. p. 19-31.
TILIO, R. O nascimento da LA contemporânea à luz dos sistemas complexos: uma aproximação conceitual. In: JORDÃO, C. (Org.) A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas: Pontes, 2016. p. 59-84.
TILIO, R. O livro didático no ensino de línguas: caracterização do objeto, função e critérios de escolha. In: BARROS, A. L. E. C.; TENO, N. A. C.; ARAUJO, S. D. (Orgs.) Manifestações: ensaios críticos de língua e literatura. Curitiba: Appris, 2016. p. 215-237.
TILIO, R. Repensando a abordagem comunicativa: multiltramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. (Orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. 2. ed. rev e amp. Campinas: Pontes, 2015. p. 51-67.
TILIO, R. Enfoque em leitura no ensino de inglês: PCN e letramento crítico. In: SILVA, K.; ARAUJO, J. Letramentos, discursos midiáticos e identidades: novas perspectivas. Campinas: Pontes, 2015. p. 257-287.
TILIO, R.; SOUTO JUNIOR, E. M. Gênero e sexualidade em livros didáticos: impactos da avaliação do PNLD? In: FERREIRA, A. J. (Org.) As políticas do livro didático e identidades sociais de raça, gênero, sexualidade e classe nos livros didáticos. Campinas: Pontes, 2014. p. 47-72.
TILIO, R. Repensando a abordagem comunicativa: multiltramentos em uma abordagem consciente e conscientizadora. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. (Orgs.) Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 51-67.
NICOLAIDES, C. S., TILIO, R. C. Políticas de ensino e aprendizagem de línguas adicionais no contexto brasileiro: o caminho trilhado pela ALAB. In: NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Orgs.) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013. p. 285-305.
TILIO, R. Conversa com Rogério Tilio. In: SILVA, K. & ARAGÃO, R. (Orgs.) Conversas com formadores de professores. Campinas: Pontes: 2013. p. 277-297.
TILIO, R. LInguística (Aplicada), contemporaneidade e materiais didáticos: diálogos. In: SANTOS, L. I. S. & SILVA, K. (Orgs.) Linguagem, ciência e ensino: desafios regionais e globais. Campinas: Pontes: 2013. p. 57-76.
TILIO, R. Os gêneros do discurso e o livro didático de inglês: algumas considerações. In: DIAS, R.; DELL’ISOLA, R. (Orgs.). Gêneros textuais: teoria e prática no ensino de língua estrangeira. Campinas: Mercado de Letras, 2012. p. 205-236.
TILIO, R. A construção social de gênero e sexualidade no livro didático de inglês: que vozes circulam? In: FERREIRA, A. J. (Org.) Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as. Campinas: Pontes, 2012. p. 121-143.
NICOLAIDES, C. S., TILIO, R. O material didático na promoção da aprendizagem autônoma de línguas por meio do letramento crítico In: SZUNDY, P.; ARAUJO, J.; NICOLAIDES, C.; SILVA, K. (Orgs.) Linguística Aplicada e Sociedade: ensino e aprendizagem de línguas no contexto brasileiro. Campinas: Pontes, 2011. p. 175-196.
NICOLAIDES, C. S., TILIO, R. A perspectiva do desenvolvimento da autonomia do aprendiz de línguas em livros didáticos de inglês: reflexões e desafios para a formação do professor de línguas. In: SILVA, K.; DANIEL, F.; KANEKO-MARQUES, S.; SALOMÃO, A. C. (Orgs.). A formação de professores de línguas: novos olhares Vol. 1. Campinas: Pontes, 2011. p. 285-313.
TILIO, R. Diversidade cultural e o ensino de inglês. In: ROCHA, J. G.; NOVIKOFF, C. (Orgs.) Desafios da práxis educacional à promoção humana na contemporaneidade. Rio de Janeiro: FAPERJ, Espalhafato Comunicação, 2010. p. 105-137.
TILIO, R.. O jogo discursivo na vida afetiva: a construção de masculinidades hegemônicas e subalternas. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.) Discursos de identidade: o discurso como espaço de construção de idade, gênero, sexualidade, raça e profissão. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 89-111.
Dissertação de Mestrado
TILIO, R. Masculinidades hegemônicas e subalternas: uma análise sócio-discursiva de uma história de vida. Dissertação. Rio de Janeiro:Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2001.
Livros didáticos
TILIO, R. Voices Plus. v.1-3. São Paulo: Richmond, 2016. (Saiba Mais) (Acessar o PDF)
TILIO, R. Voices. v.1-4. São Paulo: Richmond, 2015. (Acessar o PDF)
Livros publicados
SZUNDY, P. T. C.; TILIO, R.; MELO, G. C. V. (Orgs.) Inovações e desafios epistemológicos em linguística aplicada: perspectivas sul-americanas. Campinas: Pontes, 2019. 390p.
FINARDI, K.; TILIO, R.; BORGES, V.; DELLAGNELO, A. K.; RAMOS FILHO, E. (Orgs.) Transitando e transpondo n(a) linguística aplicada. Campinas: Pontes, 2019. 320p.
TILIO, R.; SANTOS, M.; BARROS, J. (Orgs.) Questões identitárias no ensino de línguas estrangeiras. Campinas: Pontes, 2019. 319p.
MACIEL, R. F.; TILIO, R.; JESUS, D. M.; BARROS, A. L. C. (Orgs.) Linguística aplicada para além das fronteiras. Campinas: Pontes Editores, 2018. 330p.
TILIO, R.; BEATO-CANATO, A. P. M. (Orgs.) Formação inicial de professores de línguas: experiências em um projeto de extensão universitária. Campinas: Pontes Editores, 2018. 192p.
TILIO, R.; FERREIRA, A. J. (Orgs.) Innovations and challenges in language teaching and materials development. Campinas: Pontes, 2017.
NICOLAIDES, C.; SILVA, K. A.; TILIO, R.; ROCHA, C. H. (Orgs.) Política e políticas linguísticas. Campinas: Pontes, 2013.
Tese de Doutorado
TILIO, R. O livro didático de inglês em uma abordagem sócio-discursiva: culturas, identidades e pós-modernidade. Tese. Rio de Janeiro:Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2006. http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/Busca_etds.php?strSecao=resultado&nrSeq=8835@1
Trabalhos publicados em anais de eventos (completo)
MOREIRA, T.; TILIO. A promoção do letramento crítico em livros didáticos de língua Inglesa: uma experiência no PIBID. In: Anais do 10º Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: UFRJ, 2013.
TILIO, R. The role of coursebooks in language teaching. In: GARCIA, T.; PICANÇO, D.; BUFREM; L.; RODRIGUEZ, J.; KNUDSEN, S. Desafios para a superação de desigualdades sociais: o papel dos manuais didáticos e das mídias educativas. Curitiba: IARTEM, NPPD/UFPR, 2013. p. 462-470. http://iartemblog.files.wordpress.com/2014/01/iartem_volume_curitiba_2012.pdf
TILIO, R.; BRITO, T. Polifonia e gêneros textuais em um livro didático de língua portuguesa. In: Anais do III Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / II Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2013. p.135 – 150.
MIRANDA, W.; TILIO, R. A visão de sociedade em livros didáticos de inglês. In: Anais do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
TILIO, R. Identidades e multiculturalismo em textos e atividades de leitura em livros didáticos de inglês. In: Anais do 17º COLE – Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: Unicamp/FE, ALB, 2009. http://www.alb.com.br/anais17/txtcompletos/sem19/COLE_4437.pdf
TILIO, R. O livro didático de inglês na era pós-método: por uma abordagem educacional e conscientizadora
In: Textos Selecionados II Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira / I Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos. Rio de Janeiro: Edições Entrelugar, 2008. p.210 – 223. http://www.letras.puc-rio.br/3silid/anais/SILID-SIMAR.pdf
TILIO, R. Uma análise sócio-discursiva de livros didáticos de inglês: cultura, identidade e pós-modernidade. In: Anais do I Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Estrangeira. Rio de Janeiro, CD-Rom, 2007.
TILIO, R. A lingüística sistêmico-funcional e a análise de livros didáticos para o ensino de inglês. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. São Paulo, CD-Rom, 2005.
TILIO, R. Uma análise de livros didáticos para o ensino de inglês: uma perspectiva bakhtiniana. In: Anais do VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada. São Paulo, CD-Rom, 2005.
TILIO, R. Diferentes perspectivas em análise do discurso. In: Revista de Letras do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Duque de Caxias: Unigranrio Editora, 2005. v.2. p.97 – 106
TILIO, R. A Análise Crítica do Discurso e o uso de livros didáticos. In: Revista de Letras do Instituto de Humanidades da Unigranrio. Duque de Caxias: Unigranrio Editora, 2003. v.1. p.73 – 84
TILIO, R. Discurso e identidade social: uma visão sócio-construcionista. In: Atas da I Semana de Estudos Lingüísticos e Literários da Faculdade da Região dos Lagos. Cabo Frio: Ferlagos, 2003. v.1. p.60 – 69
TILIO, R. Construção e reconstrução de identidades masculinas através de narrativas de histórias de vida. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. TE/MG: FALE/UFMG, CD-Rom, 2002.
TILIO, R. Cultura, livro didatico e ensino de lingua estrangeira. In: Anais do VI Congresso Brasileiro de Linguistica Aplicada. TE/MG: FALE/UFMG, CD-Rom, 2002.
Lista de PDF’s
A perspectiva do desenvolvimento da autonomia do aprendiz de línguas em livros didáticos de inglês | Acessar PDF |
Dissertação Rogério Tilio | Acessar PDF |
LD – caracterização, função e critérios | Acessar PDF |
O estudo de interrupções | Acessar PDF |
O livro didático contemporâneo – apresentação de uma proposta | Acessar PDF |
O papel do livro didático no ensino de língua estrangeira | Acessar PDF |
Repensando a abordagem comunicativa | Acessar PDF |
Tese Rogério Tilio | Acessar PDF |